Sergas patrocina Auto de Natal do Grupo de Teatro Imbuaça
Apresentações acontecem gratuitamente para a população sergipana em espaços públicos
Na semana do Natal, a Sergas apresentou o Auto de Natal, “Tá Caindo Fulô, auto do Deus Menino”, realizado pelo tradicional Grupo Imbuaça, em duas apresentações. A primeira delas aconteceu na quarta-feira (21), às 20h, no Gonzagão, no Conjunto Augusto Franco, com entrada gratuita. Já na sexta-feira (23), às 19h, o espetáculo foi apresentado na Praça do Santuário Nossa Senhora de Aparecida, no bairro Bugio. Os eventos contaram com uma grande participação do público.
A peça teatral alia interpretação, dança e música para desvelar os acontecimentos que prenunciaram a vinda do Messias: a esperança do povo judeu por dias prósperos. Seguindo a tradição dos autos, gênero dramático que mescla elementos religiosos e populares, o espetáculo remonta o texto bíblico, quase fielmente reproduzido na dramaturgia, em uma encenação dentro do universo brincante da cultura sergipana.
Conduzida por uma cigana emprestada do Reisado, folguedo típico neste período do ano no Nordeste do país, a estrutura narrativa de “Tá caindo fulô: auto do Deus menino” pontua, de forma lúdica e poética, momentos marcantes da história cristã, desde as profecias do Antigo Testamento à natividade descrita pelo Novo Testamento.
Para o diretor presidente da Sergas, Valmor Barbosa, “a possibilidade da companhia poder patrocinar esse tipo de evento para a população é importantíssimo sobre vários aspectos, primeiro por se investir na arte e na cultura em um grupo teatral de Sergipe, que tem uma longevidade de 45 anos, fortalecendo o segmento artístico. Segundo pois possibilita que a população possa participar de peças teatrais em ambientes públicos e mantenha o contato com a cultura e a arte, dentro da sua comunidade, ou seja, é a arte chegando a onde o povo está. Além disso, a Sergas agrega valor à sua marca através da cultura e da arte”, explicou.
Segundo a senhora Deise Mary Rocha, que assistiu a peça teatral, o Auto de Natal foi muito lindo. “Estou extasiada e encantada, estão de parabéns os atores e o Grupo de Teatro Imbuaça, que apesar de ser sergipana, foi a primeira oportunidade de assistir a atuação deles e poder conhecê-los, graças a esse patrocínio da Sergas”, disse.
O Imbuaça
Com 45 anos de estrada, o Imbuaça traz à cena um teatro de rua fundamentado nos estudos das Culturas Populares. Neste período, o Grupo já montou mais de 32 espetáculos que foram levados a diversos estados brasileiros e a outros países, como Portugal, México, Equador e Cuba.
Criação artística
O texto, a concepção e a direção geral da obra são do ator e diretor sergipano Iradilson Bispo, que também assina os cenários e figurinos com a assistência de José Rosa. A produção executiva é de Lindolfo Amaral, Manoel Cerqueira e Mercinha Barreto, também atores e diretores do Imbuaça.
O elenco é formado pelos atores Amadeu Neto, Lidhiane Lima, Fabrício Aquino, Gidelzo Fontes, Leonardo Oliveira, Lukas Reis, Rosi Moura, Talita Calixto, Táia, Vini Fonseca e Yuri Fontes. A iluminação fica por conta de Rogers Nascimento.
Texto e fotos: José Castilho Almeida de Jesus