Com o tema Conexão do terminal GNL e perspectivas de novos negócios para interiorização do gás no estado, o diretor técnico da Sergas, Álvaro Moraes, apresentou detalhes da Companhia durante o segundo e último dia do Sergipe Oil & Gas 2023, no Vidam Hotel. O evento contou com uma extensa programação, contando com palestras ligadas à múltipla oferta que o estado disponibilizará no setor de petróleo e gás, e a infraestrutura local para transporte e distribuição do energético.
A 2ª edição do evento foi promovida pelas empresas BrainMarket Inteligência de Mercado e Eolus, com correalização do Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas de Sergipe (Sebrae) e apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec).
Focando sobre a Distribuição do gás , o painel com o tema “Conexão do terminal GNL e perspectivas de novos negócios para interiorização do Gás no Estado”, foi apresentado por Ovídio Quintana diretor comercial e regulatório da Transportadora Associada de Gás S/A (TAG), que ressaltou a construção do gasoduto de interligação do Terminal de Gás Natural Liquefeito (GNL) da Eneva à malha da TAG. Em seguida Álvaro Moraes, diretor técnico da Sergas falou sobre as perspectivas de novos negócios e sobre a interiorização do Gás no Estado.
“Sergipe terá oferta de gás onshore e offshore, e temos como missão deixar um volume aqui em Sergipe para desenvolver o estado. Hoje, temos uma abertura do mercado de produção de petróleo e gás, para além da Petrobras. Acreditamos que esse maior número de ofertas trará maior competitividade ao mercado. Estudos estão sendo realizados para analisar a viabilidade de uma interiorização do gás cada vez maior”, afirmou Álvaro.
Para o diretor presidente da Sergas José Matos é de grande importância a realização de um evento como o Sergipe Oil & Gás aqui no nosso estado. “Estão aqui os principais players do mercado que podem contribuir para o desenvolvimento do estado no que tange Oil & Gás. Achegada de investidores, sensibilizados com a certeza da concretização do projeto de exploração do petróleo e do gás em águas profundas na costa sergipana, faz com que cada vez mais a Sergas se coloque como um grande vetor desenvolvimentista para todo o estado de Sergipe” pontuou.
Matos ressaltou ainda que Sergipe tem no seu governador Fábio Mitidieri um estadista extremamente preocupado com o futuro do estado e de seu povo. ” O governador tem demonstrado grande desenvoltura na condução da captação de projetos de desenvolvimento. O programa de incentivo para que novas empresas possam se instalar em território sergipano, é um exemplo, sempre que o governador se reúne com empresários, leva informações
necessárias sobre as potencialidades e os promissores cenários futuros de Sergipe”, completou Matos.
Ao falar sobre a realização donSergipe Oil & Gas e sobre o cenário do óleo egás em Sergipe, o secretário executivo da Sedetec, Marcelo Menezes, lembra que no ano passado, muita coisa estava em perspectiva e, neste ano, muitos pontos já viraram realidade. “Os agentes percebem que o cenário que se desenhava vem se confirmando, consolidando o papel que Sergipe exercerá: ser um Hub de Gás na região Nordeste. Quero agradecer aos organizadores que proporcionaram esse belo evento, aos patrocinadores e aos participantes. O evento vem crescendo e ganhando nova dimensão, colocando Sergipe como uma agenda permanente para o setor de óleo e gás”, concluiu.