Em 11 meses, companhia avança na expansão da rede gás no estado e na busca por novas opções de gás por meios renováveis
O avanço na expansão da rede de gás em todo estado tem sido a marca da Sergipe Gás S/A (Sergas) durante o ano de 2023. Em outubro deste ano, a companhia atingiu a significativa marca de 300 quilômetros de gasodutos construídos em Sergipe, sendo que 10% dessa extensão foram implantados este ano. Tal resultado é fruto de uma variada gama de obras e empreendimentos tocados pela empresa. Além disso, durante o ano, a Sergás participou dos principais eventos do segmento, em busca de novas opções de suprimento de gás, por meio de matérias primas renováveis.
Ao todo, foram realizadas 13 obras expansão nos ramais Aruana, Bairro Industrial, Capucho, Coroa do Meio, Farolândia, Inácio Barbosa, Orlando Dantas e Sol Nascente e fechamento de anel de segurança nas imediações do Shopping Jardins, na capital sergipana, com valores na ordem de R$ 8.010.351,92, e um total de 26 km já implantados de dutos, que levam desenvolvimento, oportunidade e geram progresso para o estado. Também foram realizadas 88 obras de ligações de clientes, nas localidades de São Cristóvão e Aracaju, num investimento estimado em R$ 1.015.036,89.
Obras na Zona de Expansão
Em 2023, a Sergas expandiu sua rede atingindo, em outubro, a marca de 300 quilômetros. Dos atuais 274 quilômetros existentes, foram implantados 26 quilômetros apenas em 2023, cerca de 10% do total da extensão. Tal marca foi alcançada durante as obras de implantação na Avenida Melício Machado, na Rodovia José Sarney, que objetivou o crescimento da rede para a Zona de Expansão e o atendimento a um posto de combustíveis da região. Para o diretor-presidente da Sergas, José Matos, a Zona de Expansão é uma região que vem se desenvolvendo consideravelmente. “E, com a implantação de condomínios residenciais e empresas, torna-se uma área de grande relevância para a economia sergipana como um todo”, destaca Matos.
A expansão da rede de gás é fundamental para acompanhar o crescimento de Aracaju e da Grande Aracaju, ao atender os bairros Aruana, Industrial, Atalaia, São José, Farolândia, Capucho e Rosa Elze, no município de São Cristóvão.
O governador Fábio Mitidieri visitou a obra de perfuração de rede de gás, realizada na Aruana, ao lado do diretor-presidente da empresa e do diretor-técnico e comercial, Álvaro Moraes. Na oportunidade, o governador ressaltou que o marco histórico conquistado pela Sergas nos seus 30 anos reflete diretamente no desenvolvimento estadual. “Essa marca alcançada pela Sergas reflete em desenvolvimento, oportunidade e gera progresso para o nosso estado. Junto com o gás vem a indústria, o emprego e esse é o trabalho que queremos, um Sergipe que não para de crescer, porque transformamos momentos assim em oportunidades para empreendedores e trabalhadores”, ressaltou.
O empreendimento do ramal Aruana (posto de GNV), interligou o Ponto de Entrega, no Tecarmo, ao Loteamento Jatiúca, onde está localizado o posto de combustíveis Petrox. “Os consumidores cobravam muito o gás natural, e nosso grupo pleiteou a ligação junto à Sergas. A empresa realizou estudos de viabilidade, o que foi positivo. Tornando o gás natural, nessa região, uma realidade. Agora será possível atender turistas vindos da Bahia pela Linha Verde, pois passam por essa avenida. Além disso, os motoristas de táxis que rodam no aeroporto poderão ser atendidos também”, esclarece o proprietário da Rede Petrox, Álvaro Fonseca de Oliveira Neto.
Outra obra de grande impacto e benefício para a população aracajuana foi a construção do gasoduto que liga os conjuntos Sol Nascente e Santa Lúcia. A obra permitiu o fechamento do anel do Ramal Sol Nascente, Jabotiana e Santa Lúcia, contribuindo, definitivamente, para a segurança operacional de um dos trechos mais saturados dos segmentos residenciais e comerciais na capital sergipana. Por intermédio dessa obra, a companhia investiu na segurança operacional de mais de 20 condomínios, o que beneficiará mais de 5.700 habitantes dos residenciais e mais de 20 usuários no segmento comercial, como bares, restaurantes, pizzarias e padarias da região.
Novos supridores
Aliado às ações de expansão, a Sergas, por meio de chamada pública, ampliou seu portfólio de supridores. Atualmente são três empresas que ofertam gás para a concessionária sergipana, são elas: PetroRecôncavo S/A, Galp Energia Brasil S/A, e, temporariamente, a Shell Energy do Brasil LTDA. “Com a diversidade de supridores, a companhia ganha maior nível de independência no mercado, sempre em busca de melhores condições do valor da molécula, para poder, cada vez mais, se aproximar da modicidade tarifária, que é uma das metas a ser alcançadas”, explica o presidente da Sergas, José Matos.
A companhia também realizou uma série de ações mercadológicas, como, por exemplo, atender 15 clientes na praça de alimentação do Shopping Jardins. A distribuidora sergipana, já atendia também clientes no Aracaju Parque Shopping e vem ocupando espaços de negócios importantes dentro do estado, com tendência de crescimento nos segmentos comercial, industrial, veicular e residencial.
Rede hospitalar
A Sergas também passou a atender, em 2023, o Hospital São Lucas. A operação iniciou em março e a primeira etapa abrange as instalações de cocção do refeitório do hospital, tendo previsão inicial de cerca de 40 m³ de gás por dia. Além do São Lucas, contam com serviços de gás canalizado os hospitais da capital, como Primavera e Cirurgia, e maternidades Santa Helena e Sempre Viva.
Busca por energias renováveis
Ao longo do ano, a equipe da Sergas visitou o Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), localizado no Parque Tecnológico de Itaipu Binacional, no Paraná, com o intuito de diversificar o seu portfólio de supridores. O interesse em conhecer novas tecnologias sustentáveis, com harmonia e respeito ao meio ambiente, é premissa importante para a companhia, que segue seus trabalhos preocupada com a qualidade de vida da sociedade e a diversificação da matriz energética.
Para o diretor presidente da Sergas, o futuro do mercado do gás será de se consorciar com outros energéticos, não devendo haver uma disputa entre o gás natural e biometano, e, sim, a oportunidade de se ter, cada vez mais, a disponibilidade do gás natural e biometano para se fazer as aplicações com gás. “O biometano oferece uma série de possibilidades diferentes porque é produzido de forma descentralizada e, normalmente, é produzido no interior, aproximando a companhia de gás dos players que hoje não tem essa opção do gás como matriz energética e de combustível”, enfatiza José Matos.
Participação em eventos
A Sergipe Gás S/A. também participou de diversos eventos importantes para o segmento do gás natural ao longo do ano, como o Sergipe Day, Bahia Oil & Gás, Sergipe Oil & Gás, OTC Houston 2023, 51ª edição da Gastech, em Singapura, e além de reuniões com empresários em Doha, no Catar, IV Simpósio de Petróleo e Gás do onshore brasileiro, em Mossoró-RN, e participação de todos as edições do Encontro das Distribuidoras de Gás do Nordeste.