A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da Sergas encerrou de forma brilhante a 14ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (SIPAT), celebrando não apenas a segurança, mas também os 30 anos de história da empresa. A semana, que contou com uma programação intensa, foi marcada pelo engajamento total dos colaboradores da Sergas, culminando em atividades externas no Clube da APCEF.
Durante a semana, os trabalhadores participaram de diversas ações, destacando-se as atividades esportivas no encerramento, realizadas com o intuito de promover companheirismo, interação e colaboração. O espírito de união e cuidado com o colega foi ressaltado, incentivando a soma de esforços para atingir objetivos comuns. As modalidades esportivas foram um sucesso, enfatizando o respeito, a colaboração e o engajamento de todos.
A empresa reforçou sua política de atenção e cuidado com a segurança de seus colaboradores, cumprindo todas as normas e regulamentações. Durante a SIPAT, trabalhadores compartilharam suas experiências e resultados de 2023, destacando os esforços da equipe e os resultados positivos alcançados pela Sergas. O diretor administrativo e financeiro, Lauro Perdiz, parabenizou a CIPA pela gestão e pela excelente programação, ressaltando o desempenho de toda a equipe.
Além dos eventos da SIPAT, os colaboradores aproveitaram o momento para cantar os parabéns pelos 30 anos da Sergas, que será oficialmente comemorado no dia 27 de dezembro de 2023. Uma homenagem extraoficial e simbólica foi realizada, destacando a importância da empresa como vetor de desenvolvimento para Sergipe.
O supervisor de operação da Companhia, José dos Santos, elogiou a iniciativa de utilizar colaboradores internos na SIPAT, considerando-a um estímulo ao conhecimento e ao aprimoramento profissional. Já o técnico da coordenação comercial da Sergas, Brayant Gonçalves, destacou a semana como muito proveitosa, proporcionando oportunidades de abordar assuntos de diversas áreas e fechando com chave de ouro no encerramento.
Palestras Marcantes
Durante a SIPAT, foram realizadas palestras abordando temas relevantes para a proteção dos trabalhadores. O advogado Ricardo Nunes, assessor jurídico da Sergas, ressaltou a importância das empresas abordarem questões como assédio moral e sexual de forma sistemática e anual. Ele destacou a postura proativa da Sergas na transformação da sociedade, adotando medidas preventivas globais para reduzir esses crimes, que são de difícil comprovação.
O assessor de saúde, meio ambiente e segurança da Sergas, Mário Rebouças, abordou a cultura de segurança na empresa, mostrando a importância do seu desenvolvimento para garantir a segurança dos funcionários. Já a técnica em segurança do trabalho, Leidevane de Souza, discutiu vários temas relacionados à segurança no trabalho, desde seu histórico até as repercussões atuais, enfatizando a conscientização necessária para a preservação da integridade dos trabalhadores, seja no trabalho, no laser ou em seu lar.
A 14ª SIPAT da Sergas foi marcada pelo compromisso com a segurança, integração e valorização de seus colaboradores, consolidando-se como um evento fundamental para a empresa e seus trabalhadores.