Potigás sedia evento sobre transição e segurança energética em Natal, no Rio Grande do Norte
Nos dias 6 e 7 de junho, a Sergipe Gás (Sergas) participou do Encontro das Distribuidoras de Gás do Nordeste e do Comitê de Gás e Petróleo do Consórcio Nordeste. A programação, que foi realizada pela Companhia Potiguar de Gás (Potigás), ocorreu em Natal (RN). Com o tema ‘Nordeste na vanguarda da transição e da segurança energética’, o evento reuniu diretores-presidentes das concessionárias de gás da região e representantes do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste para discutir estratégias e o futuro do gás natural.
A abertura do encontro contou com a presença da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, entre outras lideranças locais e regionais. Durante os dois dias, foram realizadas diversas palestras e discussões com foco na inovação, sustentabilidade e expansão da infraestrutura de gás natural. Foram trabalhados a captação de recursos para investimentos no desenvolvimento de expansão de rede, o potencial de energia verde, a importância das políticas de inovação para o futuro das distribuidoras e o desenvolvimento de mercado e infraestrutura de rede na região Nordeste.
Mais um tema de destaque nos debates foi a importância da transição para fontes mais limpas e a redução das emissões de carbono. Na ocasião, foi mencionado que o Nordeste desempenha um papel fundamental na transição para uma matriz energética mais verde, com o gás natural sendo crucial para garantir a segurança energética do país.
Entre os palestrantes, estiveram o Subsecretário de Programas do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste Giles Azevedo; o diretor comercial e regulatório da Transportadora Associada de Gás (TAG), Ovídio Quintana; o CEO da Mitsui Gás e Energia do Brasil, Tadaharu Shiroyama; o Gerente de Ambiente de Negócios com Empresas e Governos Lívio Tonyatt junto com o Superintendente de Políticas de Desenvolvimento Sustentável do Banco do Nordeste (BNB), Irenaldo Rubens; e o Assessor de Tecnologia de Gás Natural da Bahiagás, Magno Silva.
Reflexão e Planejamento
José Matos, diretor-presidente da Sergas, ressaltou que o foco na sustentabilidade e na redução das emissões de carbono é um tema central nos debates sobre a matriz energética do gás natural. “Estamos reunidos em Natal para discutir as novidades do setor e compartilhar experiências das distribuidoras coirmãs, acompanhando o novo cenário do gás natural, que se movimenta rapidamente com a entrada de novos players no mercado”, informou Matos.
“O mercado de energia está em um ponto de virada, com uma transição para fontes mais limpas e um foco na sustentabilidade e na redução das emissões de carbono. O Nordeste joga um papel fundamental nessa transição para uma matriz energética mais verde, e o gás natural é parte crucial para garantirmos não apenas a transição, mas a segurança energética em nosso país”, afirma Marina Melo, Presidente da Potigás.
Além do representante da Sergas José Matos, o evento contou com a presença dos diretores-presidentes de mais sete companhias de gás canalizado do Nordeste: Allan Kardec (Gasmar), Jailson Galvão (PBGás), José Edilberto de Omena (ALGás), Marina Melo (Potigás), Luiz Gavazza (BahiaGás), Miguel Antônio Cedraz (Cegás) e Felipe Valença (Copergás). Também houve participação do Consórcio Nordeste, representado pelo subsecretário de Programas do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste, Giles Azevedo. O encontro reforçou a importância da colaboração entre as distribuidoras de gás do Nordeste, promovendo a troca de conhecimentos e o alinhamento de estratégias para um futuro energético mais sustentável e seguro.