O ciclo de palestras da Sergas busca conscientizar empresas e a sociedade sobre a importância de consultar a empresa antes de escavar o solo, evitando danos à rede de gás.
A Sergas realizou uma palestra destinada aos integrantes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE), abordando a segurança na distribuição do gás natural. Durante o evento, profissionais da empresa discutiram diversos aspectos importantes, incluindo as características do gás natural, seu transporte, implantação, operação e manutenção das redes, bem como os danos causados a rede por terceiros e situações de emergência. A palestra ocorreu na manhã desta segunda-feira (23), no auditório do Quartel Central.
O assessor de Saúde, Meio Ambiente e Segurança da Sergas, Mário Rebouças, destacou que o propósito da palestra foi compartilhar informações sobre o gás natural e as operações da Sergas na rede de distribuição. “Enfatizamos aspectos como a implantação, operação, manutenção e segurança operacional da rede, que está em constante expansão em Sergipe. Ressaltamos a importância de abordar os danos causados a rede por terceiros e os vazamentos de gás natural, e reforçamos a necessidade de estreitar a colaboração com o Corpo de Bombeiros, fornecendo orientações sobre como garantir a segurança em caso de ocorrências”, disse. Mário também destacou o processo de emergência quando do atingimento da malha de dutos da Sergas, e providências a serem adotadas.
A palestra também contou com a participação do engenheiro e gerente de engenharia da Sergas, Thiago Tan, que abordou o tema da implantação da rede de gás. O engenheiro e gerente de operação e manutenção, Iolando Menezes, destacou a importância dos processos de operação e manutenção para garantir a distribuição segura do gás. Além disso, o técnico de integridade de redes, Alisson Alex, explicou sobre os danos causados a rede por terceiros e suas consequências, ressaltando as ações preventivas necessárias.
A palestra foi direcionada para bombeiros que atuam nas funções de supervisores e comandantes de área, que estão à frente das guarnições no atendimento às ocorrências ou na coordenação delas em todo o estado. “Essa parceria é muito importante, uma vez que o Corpo de Bombeiros é o primeiro a ser chamado nas ocorrências. Tendo em vista que essa distribuição de gás é essencial para diversos setores da sociedade, ter esse contato é muito importante para atender as ocorrências da melhor maneira possível, visando a segurança da população”, apontou o major Augusto Cordeiro.
POR: José Castilho
FOTOS: Iris Manoela