Plantão
Nesta sessão você encontrará nossos telefones de plantão, dúvidas frequentes a respeito de escavações urbanas, nosso mapa de atuação e nossa Cartilha de Gestão de Interferência de Obras de Terceiros.
Antes de escavar em vias urbanas fale com a SERGAS através de nosso Plantão 24h: 0800-284-7976
Cartilha de Gestão de Interferência de Terceiros
Faça o download de nossa Cartilha de Gestão de Interferência de Terceiros com informações sobre todas as fases de execução de obras!
Escavação em Perímetro Urbano
O Gás Natural é distribuído através de tubulações enterradas, que servem como meio de transporte eficiente e seguro. A implantação de empreendimentos das concessionárias de serviço público do Estado de Sergipe, assim como a manutenção de infraestruturas existentes, muitas vezes depende da realização de escavações, que, se realizadas sem o planejamento adequado é a causa principal de acidentes relacionados com o rompimento da rede de distribuição de gás natural.
Os rompimentos acidentais ocasionam transtornos, como a interrupção do fornecimento de gás aos clientes, podem causar danos aos equipamentos, além de oferecer risco de vida a trabalhadores e usuários. Para evitar que isso aconteça, é importante que as concessionárias conheçam a localização das interferências com a rede de distribuição da SERGAS e principalmente, estejam acompanhadas de técnicos da SERGAS durante a realização das escavações.
A fim de evitar os acidentes e minimizar os custos com alterações dos empreendimentos em implantação, faz-se necessário que todas as concessionárias de serviço público do Estado de Sergipe adotem os procedimentos de prevenção descritos abaixo:
As concessionárias de serviço público, na fase de planejamento e elaboração do projeto básico para a implantação de novos empreendimentos, devem apresentá-lo formalmente à SERGAS e solicitar uma análise de interferência do empreendimento a ser implantado com a rede de gasodutos já instalada. De posse do projeto básico, a SERGAS procede à análise solicitada e emite o Relatório de Encaminhamento de Rede, onde aponta os logradouros onde é possível a ocorrência de interferências.
A apresentação do projeto básico e a solicitação da análise de interferência devem ser encaminhadas à Gerência de Engenharia da SERGAS, localizada na Avenida Empresário José Carlos SIlva (antiga Heráclito Rollemberg), 2482 Conjunto Augusto Franco – Bairro Farolândia – Aracaju – Sergipe.
Durante a elaboração do projeto executivo de novos empreendimentos, as concessionárias devem apresentá-lo formalmente à SERGAS e solicitar o detalhamento das interferências. A SERGAS realiza a análise solicitada e emite o Relatório de Análise de Interferências, detalhando as interferências existentes e fazendo as recomendações necessárias.
A apresentação do projeto executivo e a solicitação do detalhamento das interferências, já apontadas na fase anterior, devem ser encaminhadas à Gerência de Engenharia da SERGAS, localizada na Avenida Heráclito Rollemberg, 2482 Conjunto Augusto Franco – Bairro Farolândia – Aracaju – Sergipe.
Antes de iniciar as obras de implantação de novos empreendimentos e de posse das recomendações emitidas no Relatório de Análise de Interferências, as concessionárias devem solicitar à SERGAS a presença de pessoal para orientação da escavação dos poços de sondagens de localização e identificação da rede de gasodutos, e também para o acompanhamento das escavações a serem realizadas na implantação dos empreendimentos.
Ressaltamos a necessidade do acompanhamento técnico da SERGAS também na fase recomposição das referidas escavações.
Durante a fase de operação do empreendimento é possível que haja a necessidade de intervenções de emergência para correção de eventuais falhas, principalmente nas redes de água potável, esgoto e águas pluviais. Para facilitar as ações de emergência das demais concessionárias, a SERGAS mantem em seu site um mapa atualizado mostrando as áreas de abrangência da sua rede de gasodutos, que pode ser consultado no seguinte link: Mapa da Rede de Gasodutos.
Quando a intervenção de emergência coincidir com a área de abrangência da rede de gasodutos da SERGAS, as concessionais deverão solicitar o imediato acompanhamento e a orientação da SERGAS por intermédio do telefone 0800-284-7976.