Sergas realiza descarte adequado de material
Procedimentos obedecem todos os protocolos de preservação ambiental
Sempre preocupada com o meio ambiente, a Sergipe Gás S/A (SERGAS) adota processo de descarte adequado, sendo uma prática da companhia desde 2011, quando realizou o primeiro processo de descontaminação de lâmpadas. Hoje, por intermédio da Assessoria Saúde, Meio Ambiente e Segurança (ASSMS) tendo à frente os colaboradores Mário Rebouças e Leidevane Macedo, realizou o descarte através da empresa MR Gerenciamento de Resíduos e Logística Reversa Ltda, a qual tem licença ambiental, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA), para execução desse tipo de serviço. Nesta quinta-feira (03), foram encaminhados para reciclagem cerca de uma tonelada de bateria chumbo-ácido, uma tonelada de sobra de tubo PEAD, aproximadamente 500 kg de eletrônicos inservíveis, 20 kg de pilhas, 96 lâmpadas LED e 40 lâmpadas fluorescentes.
Para o diretor presidente da SERGAS, Valmor Barbosa, é muito importante para a formação de um conceito de sustentabilidade, ações como as quais a SERGAS desenvolve com foco em Responsabilidade Social Ambiental, tendo o objetivo de demonstrar que as práticas de preservação ambiental adotadas pela SERGAS, são coerentes com o seu discurso.
“Este esforço faz parte do comprometimento da SERGAS em contribuir com o meio ambiente na luta contra as mudanças climáticas. A SERGAS, como ente público-privado, tem papel fundamental nesse processo como grande detentor do poder econômico, propulsor de inovações e tecnologias influenciadoras e engajador dos mais diversos públicos – governos, fornecedores, colaboradores e consumidores”, disse.
O presidente ainda afirmou que “a Companhia segue alinhada à agenda de desenvolvimento sustentável, Agenda 2030, buscando desenvolver ações dentro dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ODS”, completou.
Gestão ambiental
Ao longo dos anos, o processo de gestão ambiental foi sendo aprimorado e ampliado com a adoção de práticas sustentáveis e ambientalmente corretas nas atividades da companhia. A SERGAS participa de vários eventos, apoiando iniciativas educacionais que abordam o tema do meio ambiente, entre elas a participação como apoiadora da iniciativa do Colégio Estadual Professor Francisco Portugal, chamada Projeto Educação em Cores – “COLLORE”, que aborda o tema do meio ambiente.
Outra ação importante que a SERGAS realizou foi a manutenção da região plantada com espécies nativas da Mata Atlântica, na Área de Proteção Ambiental (APA), do Morro do Urubu, localizado na zona norte de Aracaju. Iniciado em 2021, o plantio envolveu 1.134 mudas, voltadas à reposição florestal, com área em torno de um hectare de reflorestamento.
É importante ressaltar que a Companhia cumpre rigorosamente a legislação ambiental nacional, estadual e municipal, contribuindo assim para a preservação do meio ambiente.
Ações como: gerenciamento do consumo de recursos naturais (Água e Energia elétrica) do prédio administrativo, por meio de inspeção para detecção de vazamentos; aquisição e substituição de lâmpadas LED com menor consumo e maior eficiência; modernização do parque tecnológico com aquisição de novos computadores/servidores com menor consumo; palestras de integração com a força de trabalho terceirizada sobre educação ambiental; palestras em escola sobre educação ambiental, campanha interna para coleta e destinação de material para o Tampas Pet; ONG ligada aos cuidados com animais abandonados, entre outras.
Matéria: José Castilho Almeida de Jesus (ASCOM/Sergas)