Com mais de R$90 mil de investimento, infraestrutura garante estabilidade no fornecimento de gás natural
A Sergipe Gás S/A (Sergas) realizou a duplicação de gasodutos que fornecem gás natural canalizado no bairro Jardins, em Aracaju. Com um investimento de mais de R$ 90 mil, a rede implantada conta com cerca de 494 metros de tubulação com fechamento em anel de Polietileno de Alta Densidade (PEAD). A modernização da infraestrutura gera maior eficiência do sistema de abastecimento.
A instalação da duplicidade do gasoduto e fechamento em anel proporcionam melhoria operacional e garante mais segurança e estabilidade no sistema, sem risco de interrupções no fornecimento do gás natural canalizado para o Shopping Jardins e também para usuários de condomínios residenciais e comércios localizados no bairro.
O diretor presidente da Sergas, José Matos, destaca que a iniciativa integra um plano contínuo de expansão e aprimoramento da rede de distribuição e representa mais um marco significativo na história do fornecimento de gás em Sergipe. “A duplicação da tubulação garante a continuidade do fornecimento do gás mesmo que haja qualquer tipo de interferência por terceiros naquela rede”, explica Matos.
A obra foi executada de outubro a dezembro de 2023. Já em 2024, os serviços passaram por vários testes, como o teste pneumático, que refere-se à aplicação de uma pressão superior à pressão que o duto vai operar, com o objetivo de garantir a estanqueidade e gaseificação da rede.
Método não-destrutivo
Um dos benefícios das obras de expansão da rede e fechamento de anel é a manutenção da integridade do pavimento através do método não-destrutivo de perfuração direcional, que não danifica a pavimentação, diferentemente do método tradicional de vala a céu aberto. Além disso, o método também reduz o tempo de implantação do gasoduto, minimizando o impacto da obra na vida cotidiana da comunidade.