A “segurança em escavações próximas a redes de gás” foi tema de palestras realizadas pela Sergipe Gás S/A (Sergas), nos últimos dias 23, 24 e 25, para equipes da Companhia de Saneamento do Estado de Sergipe (Deso) Agua do município de Lagarto, gerência de esgoto e para a empresa 2T Construções. A iniciativa foi promovida pela gerência de engenharia da Diretoria Técnica e Comercial (Ditec) da Sergas, empresa responsável pelas redes de gás natural canalizado em Sergipe.
O evento teve como objetivo principal disseminar a cultura de segurança operacional entre os diversos agentes que atuam no solo urbano na região. A palestra integra um projeto implementado pela Coordenação de Prevenção a Interferências nas Redes da Sergas e foi conduzida de maneira colaborativa, permitindo uma troca de conhecimentos significativa.
No dia 23, o técnico de integridade da gerência de engenharia da Sergas, Alisson Alex, foi o responsável por ministrar a palestra para equipe da Deso de Lagarto. Além de abordar questões relacionadas à segurança em escavações, o técnico também orientou sobre operações com o geo-radar, equipamento usado para identificação e manutenção da integridade das redes de gás natural, com destaque para a importância do uso de tecnologia avançada para a segurança das operações.
Já nos dias 24 e 25 de abril, a programação se estendeu com palestras conduzidas pela supervisora de obras da Sergas, Rafaela Souza, e pelo engenheiro mecânico da Sergas, Disley Alisson, direcionadas à equipe da Deso, gerência de esgoto, e à empresa 2T. Os técnicos compartilharam conhecimentos e experiências com o intuito de fortalecer a cultura de segurança entre os usuários do solo urbano.
Durante as palestras, foram abordados temas como os elementos de sinalização dos ramais, as áreas de atuação da Sergas em Sergipe e a localização das infraestruturas da companhia. Além disso, foram disponibilizadas informações sobre a realização de atividades de integração técnica para a execução de serviços e acompanhamento de interferências em locais que possuem infraestrutura de gás natural canalizado.
A iniciativa da Sergas busca garantir a segurança e a integridade das redes de gás natural e promover uma cultura de prevenção entre os envolvidos nas operações urbanas, reforçando a importância da cooperação entre empresas e instituições para garantir um ambiente urbano seguro e sustentável.